Satélite está a 27,3 mil quilômetros mais perto da Terra, parecendo maior e mais brilhante. Ilusão se deve a fenômeno pouco explicado pela ciência.
Satélite estará 27,3 mil quilômetros mais perto da Terra, parecendo maior e mais brilhante. Ilusão se deve a fenômeno pouco explicado pela ciência.
Veja os principais fenômenos do mês, segundo o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da UFRJ
Fenômeno fará a Lua parecer até 14% maior e 30% mais brilhante; melhor horário para observação será por volta das 18h40, no horário de Brasília.
Saiba também quais fenômenos poderão ser vistos a olho nu no Brasil.
Para conseguir visualizar os meteoros é preciso estar em um local com campo de visão amplo e sem interferência de luz artificial
Os fenômenos no céu neste ano incluem 12 chuvas de meteoros, conjunções planetárias, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas.
Fenômeno acontece quando coincide a fase cheia do astro com a fase em que está mais próxima da Terra.
Uma superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da lua em sua órbita ao redor da Terra
A maior aproximação entre a Terra e a Lua será às 22h35 - no horário de Brasília - quando a Lua estará a 357.181 quilômetros da Terra
Além da superlua desta terça, haverá uma segunda no final do mês de agosto, no dia 30
Esta é a maior superlua do ano e acontece porque o satélite natural está em sua fase cheia e próximo do seu perigeu.
Essa é a segunda Superlua do ano. O primeiro fenômeno do tipo aconteceu no mês passado, em junho; Não será preciso equipamentos para ver a mesma.
Basicamente, se você estiver conseguindo olhar para a Lua, em qualquer horário, você estará vendo a superlua
A lua está próximo do seu perigeu, o ponto mais perto da Terra durante sua órbita, e por isso aparece no céu maior e mais brilhante do que o normal.
Jung ainda comenta que embora o nome Superlua de Morango sugira que vai ocorrer uma mudança na coloração da Lua, isso não vai acontecer.
Evento será registrado no início da manhã de quarta-feira (26) no horário de Brasília e observado na maior parte do continente. Como em todo eclipse lunar total, satélite irá adquirir uma tonalidade avermelhada, a chamada 'lua de sangue'.
Fenômeno ocorre quando Lua está mais próxima da Terra e na fase cheia
O fenômeno é possível porque a Terra e a Lua se alinham, criando um eclipse lunar total
A Lua estará cheia e mais próxima da Terra nesta terça-feira (19).
Fenômeno será registrado na madrugada de segunda-feira (21).
Eclipse lunar da superlua azul de sangue não acontecia há 150 anos
Esse fenômeno lunar foi registrado na última vez há 150 anos
O evento foi descrito pela NASA como a “Trilogia da Superlua”